Câmara dos Deputados terá comissão específica para tratar da Amazônia

As particularidades da região Amazônica serão tratadas de forma específica na Câmara dos Deputados. Isso porque a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) aprovou na terça-feira, dia 29, o requerimento que cria a Subcomissão Especial dos Municípios da Região Amazônica. O novo espaço funcionará como um fórum de debates para análises das ações e políticas públicas que tratam da promoção e valorização de toda a Amazônia.

A deputada federal Elcione Barbalho presidiu a reunião que aprovou a proposta. Na avaliação da parlamentar, a medida é necessária para o avanço da região Amazônica.

“Com a criação desse espaço, teremos no Congresso Nacional uma comissão que observará de modo diferenciado a nossa região, respeitando nossas particularidades, que são realmente distintas de todas as outras do País. O olhar mais preciso sobre nossas especificidades permitirá, por exemplo, a implementação de programas mais eficazes para a nossa população e municípios”, pondera Elcione.

Além do Pará, a Amazônia brasileira abrange mais oito estados: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte dos estados do Maranhão e Mato Grosso. Com extensão de 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 5,5 milhões tomados pela floresta tropical, a Amazônia é considerada um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta.

A proposta que criou a Subcomissão Especial dos Municípios da Região Amazônica foi de autoria da deputada federal Marinha Raupp (RO).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *