Elcione cobra abertura de novas agências do INSS no Pará

 

Atualmente, o Pará possui 51 agências em funcionamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número é pequeno frente à população do estado, que já supera a marca de 8,3 milhões de pessoas. Ciente da necessidade de expandir a rede de atendimento, a deputada federal Elcione Barbalho se reuniu na última quinta-feira, dia 19, com o presidente do órgão, Leonardo Gadelha, em Brasília.

No encontro, a parlamentar tratou especificamente da abertura das agências do INSS em Dom Eliseu, Ipixuna, Rondon do Pará, Marapanim e Uruará, além da reforma e ampliação para o retorno do funcionamento da unidade de Soure. Juntas, essas agências poderão atender diretamente mais de 230 mil pessoas.

“Além do número insuficiente de agências no Pará, não podemos esquecer de outra peculiaridade do nosso estado, que é a dimensão territorial. O funcionamento do INSS nesses municípios é uma demanda antiga da população e também contou com a destinação de recursos de minhas emendas parlamentares em anos anteriores”, afirmou Elcione.

A deputada avaliou como positiva a reunião. “O presidente Leonardo Gadelha nos garantiu que essas agências serão inauguradas muito em breve. É um alívio para nós e, principalmente, para a população dessas cidades, que terão mais comodidade para acessar os benefícios sociais, como a aposentadoria, pensões e auxílio-doença, entre outros”, concluiu.

Esporte
No mesmo dia, Elcione Barbalho intermediou uma reunião entre o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Fernando Avelino, e o diretor de Infraestrutura de Esporte da pasta, general Santos Filho, com o prefeito de Redenção, Carlo Iavé. A pauta do encontro foi a instalação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

A deputada reforçou o pedido de construção e liberação dos CIEs em Redenção, Breves e Abaetetuba. “Esses centros são um grande estímulo à prática esportiva de alto rendimento nos municípios. Fiz questão de realizar essa reunião para garantir que essa iniciativa seja instalada em mais cidades paraenses”, ressaltou Elcione, que também se reuniu com o prefeito de Santana do Araguaia, José de Miranda, o Zé do Quinca, com os secretários da cidade e com os deputados estaduais Iran Lima e Soldado Tercio.

Recursos
Também na quinta-feira, Elcione Barbalho dedicou seu tempo para indicar e aprovar propostas nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados que deverão obter recursos no orçamento de 2018. O esforço da parlamentear resultou na aprovação de iniciativas que somam R$ 1.035 bilhão, e que deverão ser investidos no desenvolvimento regional dos municípios e na proteção às mulheres de todo o território brasileiro. As indicações das comissões serão agora apreciadas pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Depois disso, as propostas apresentadas serão ainda sancionadas pelo presidente Michel Temer.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *